Para um negócio ter uma presença digital adequada, é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles - e um dos mais importantes - é entender quem é o seu público-alvo. Em outras palavras:
Quais pessoas você quer atingir?
Para quem você quer vender?
Quem são os melhores clientes do seu negócio?
É importante considerar alguns pontos a respeito do seu público-alvo.
O primeiro deles: é possível trabalhar com mais de um público, sem problema algum, porém, a sua comunicação deve levar em consideração cada um deles, tentando trabalhar comunicações específicas.
De todo modo, você precisa definir o público para abordá-lo de forma adequada nos diferentes canais digitais, e se forem mais de um, isso é ainda mais importante.
E como podemos identificá-los?
Aí entra o segundo ponto: para muitos empreendedores, a maneira mais simples de conhecer o seu público-alvo é conversar com quem já é comprador. Com base nos seus atuais clientes, fica bem mais fácil definir quais são os seus públicos-alvo.
Vamos explorar aqui uma forma atual para definir quem é o público-alvo do seu negócio. Usaremos o sistema de personas: metodologia bem comum em estratégias digitais para atrair novos clientes, escrita em 1999 pelo designer e programador Alan Cooper.
Essa palavra - persona - pode soar um pouco estranha, mas, de modo breve, significa: Se eu precisasse resumir o meu melhor cliente em uma ou poucas pessoas, como elas seriam?
Importante destacar aqui: personas são aplicáveis para negócios de qualquer tamanho e perfil. Lojas, prestadores de serviço, restaurantes, enfim, qualquer empresa, por mais aberta que seja, tem um cliente ideal.
O método de definição de personas ajuda a entendê-las e a direcionar suas estratégias de marketing para elas. Aqui, focaremos nos pontos fundamentais que você deve mapear para construir uma persona.
Esse planejamento de personas deve levar em conta:
1. Informações demográficas
Informações mais gerais sobre a população (chamadas de demográficas), como sexo e idade.
2. Informações geográficas
Questões geográficas: de qual cidade e bairro sua persona é? Quem trabalha com pintura, por exemplo, pode trabalhar em algumas cidades, bairros e distritos específicos, e definir isso dentro das personas é importante.
3. Escolaridade e área de atuação
Escolaridade e área de atuação no trabalho. Por exemplo: se você tem uma loja de materiais de construção, pintores e pedreiros são personas com área de atuação muito bem definida.
4. Características de consumo
Características de consumo: esse ponto é um dos mais difíceis de ser mapeado, mas pode ser levantado junto aos seus clientes atuais. O que ele costuma comprar? O que mais interessa a esse tipo de cliente dentro do seu negócio?
Pense em algumas características pessoais e interesses que possam influenciar na sua decisão de compra. Por exemplo: se eu tenho uma loja de materiais de construção e a persona acompanha canais de reforma e “faça-você-mesmo” no YouTube, é interessante acompanhar esses veículos e tentar trazer alguns dos produtos mostrados ali para minha loja.
5. Canais digitais
Por fim, um ponto bem importante no trabalho de personas é mapear onde elas estão na internet. Não adianta você criar excelentes conteúdos e publicá-los em canais que não são usados pela sua persona.
As características citadas anteriormente ajudam a entender quais redes essas pessoas usam — por exemplo, existe uma tendência demográfica de, em média, o TikTok ter usuários mais jovens e o Facebook, mais velhos.
Entendendo em quais canais você encontra a sua persona, fica mais fácil planejar quais mídias sociais você deve priorizar.
Agora é com você!
Preencha o quadro a seguir e registre as informações sobre seus clientes. Assim, encontre a persona do seu negócio.
Lembre-se: quanto mais informações você tiver sobre seu cliente, mais preciso será seu planejamento de comunicação.
Se surgirem dúvidas durante o preenchimento dos campos, procure um cliente e faça as perguntas a ele, pois suas respostas certamente serão esclarecedoras. Não se esqueça de salvar o arquivo e consultá-lo sempre que precisar.