Defina em cinco passos quem são os seus clientes

Para um negócio ter uma presença digital adequada, é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles - e um dos mais importantes - é entender quem é o seu público-alvo. Em outras palavras:

Quais pessoas você quer atingir?

Para quem você quer vender?

Quem são os melhores clientes do seu negócio?

É importante considerar alguns pontos a respeito do seu público-alvo.

O primeiro deles: é possível trabalhar com mais de um público, sem problema algum, porém, a sua comunicação deve levar em consideração cada um deles, tentando trabalhar comunicações específicas.

De todo modo, você precisa definir o público para abordá-lo de forma adequada nos diferentes canais digitais, e se forem mais de um, isso é ainda mais importante.

E como podemos identificá-los?

Aí entra o segundo ponto: para muitos empreendedores, a maneira mais simples de conhecer o seu público-alvo é conversar com quem já é comprador. Com base nos seus atuais clientes, fica bem mais fácil definir quais são os seus públicos-alvo.

Vamos explorar aqui uma forma atual para definir quem é o público-alvo do seu negócio. Usaremos o sistema de personas: metodologia bem comum em estratégias digitais para atrair novos clientes, escrita em 1999 pelo designer e programador Alan Cooper.

Essa palavra - persona - pode soar um pouco estranha, mas, de modo breve, significa: Se eu precisasse resumir o meu melhor cliente em uma ou poucas pessoas, como elas seriam?

Importante destacar aqui: personas são aplicáveis para negócios de qualquer tamanho e perfil. Lojas, prestadores de serviço, restaurantes, enfim, qualquer empresa, por mais aberta que seja, tem um cliente ideal.

O método de definição de personas ajuda a entendê-las e a direcionar suas estratégias de marketing para elas. Aqui, focaremos nos pontos fundamentais que você deve mapear para construir uma persona.

Esse planejamento de personas deve levar em conta:

1. Informações demográficas

Informações mais gerais sobre a população (chamadas de demográficas), como sexo e idade.

2. Informações geográficas

Questões geográficas: de qual cidade e bairro sua persona é? Quem trabalha com pintura, por exemplo, pode trabalhar em algumas cidades, bairros e distritos específicos, e definir isso dentro das personas é importante.

3. Escolaridade e área de atuação

Escolaridade e área de atuação no trabalho. Por exemplo: se você tem uma loja de materiais de construção, pintores e pedreiros são personas com área de atuação muito bem definida.

4. Características de consumo

Características de consumo: esse ponto é um dos mais difíceis de ser mapeado, mas pode ser levantado junto aos seus clientes atuais. O que ele costuma comprar? O que mais interessa a esse tipo de cliente dentro do seu negócio?

Pense em algumas características pessoais e interesses que possam influenciar na sua decisão de compra. Por exemplo: se eu tenho uma loja de materiais de construção e a persona acompanha canais de reforma e “faça-você-mesmo” no YouTube, é interessante acompanhar esses veículos e tentar trazer alguns dos produtos mostrados ali para minha loja.

5. Canais digitais

Por fim, um ponto bem importante no trabalho de personas é mapear onde elas estão na internet. Não adianta você criar excelentes conteúdos e publicá-los em canais que não são usados pela sua persona.

As características citadas anteriormente ajudam a entender quais redes essas pessoas usam — por exemplo, existe uma tendência demográfica de, em média, o TikTok ter usuários mais jovens e o Facebook, mais velhos.

Entendendo em quais canais você encontra a sua persona, fica mais fácil planejar quais mídias sociais você deve priorizar.

Agora é com você!

Preencha o quadro a seguir e registre as informações sobre seus clientes. Assim, encontre a persona do seu negócio.

Lembre-se: quanto mais informações você tiver sobre seu cliente, mais preciso será seu planejamento de comunicação.

Se surgirem dúvidas durante o preenchimento dos campos, procure um cliente e faça as perguntas a ele, pois suas respostas certamente serão esclarecedoras. Não se esqueça de salvar o arquivo e consultá-lo sempre que precisar.

1. Informações demográficas

Qual o sexo?

Qual a idade média?

Qual o estado civil?

Tem filhos?

Qual a renda média?

2. Informações geográficas

Reside em qual cidade?

Mora em área urbana ou rural?

3. Escolaridade e área de atuação

Ocupação: trabalha ou estuda?

Escolaridade?

4. Características de consumo

O que costuma comprar?

O que mais interessa a esse tipo de cliente dentro do seu negócio?

Em qual momento esse cliente decide comprar o seu produto?

5. Canais digitais

Quais as redes sociais favoritas?

Principais fontes de informação?

Quais meios de comunicação acessa antes de decidir por uma compra?

Com base nas suas respostas construa a descrição da sua persona para ter mais clareza do seu cliente ideal. Observe o exemplo a seguir:

Persona: Mulher, 30 anos, casada e tem dois filhos, mora na zona urbana de Rio Claro/SP, trabalha e estuda, usa muito o Instagram, busca variedade e compra os produtos para presentear.

1. Informações demográficas

Qual o sexo?

RESPOSTA:

Qual a idade média?

RESPOSTA:

Qual o estado civil?

RESPOSTA:

Tem filhos?

RESPOSTA:

Qual a renda média?

RESPOSTA:

2. Informações geográficas

Reside em qual cidade?

RESPOSTA:

Mora em área urbana ou rural?

RESPOSTA:

3. Escolaridade e área de atuação

Ocupação: trabalha ou estuda?

RESPOSTA:

Escolaridade?

RESPOSTA:

4. Características de consumo

O que costuma comprar?

RESPOSTA:

O que mais interessa a esse tipo de cliente dentro do seu negócio?

RESPOSTA:

Em qual momento esse cliente decide comprar o seu produto?

RESPOSTA:

5. Canais digitais

Quais as redes sociais favoritas?

RESPOSTA:

Principais fontes de informação?

RESPOSTA:

Quais meios de comunicação acessa antes de decidir por uma compra?

RESPOSTA: