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1. Responda à questão a seguir, selecionando uma única alternativa.
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Para a era do relacionamento o foco principal é:
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A - Dar o bom atendimento para atrair o cliente
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Essa não é a melhor resposta. A era do marketing tinha como intuito conquistar clientes, mas não os conseguia fidelizar. A preocupação da era do relacionamento é, justamente, a fidelização.
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B - Conquistar o cliente a qualquer custo
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Essa não é a melhor resposta. A venda forçada refere-se a era das vendas, que tinha como finalidade “vender a qualquer custo”.
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C - Vender os produtos
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Essa não é a melhor resposta. O foco em vender os produtos se refere à era das vendas.
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D - Manter e fidelizar o cliente
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Muito bem! Para a era do relacionamento, o bom atendimento e a qualidade dos produtos e serviços têm como objetivo fidelizar o cliente, para que ele volte a comprar da empresa.
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Muito bem! Para a era do relacionamento, o bom atendimento e a qualidade dos produtos e serviços têm como objetivo fidelizar o cliente, para que ele volte a comprar da empresa.
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A - Reduzir os custos de produção para que o preço final fique menor, pois, para o cliente, qualidade é preço baixo.
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Essa não é a melhor resposta. Qualidade não é sinônimo de preço baixo. Da mesma forma, preço baixo não significa ausência de qualidade. O cliente é capaz de pagar um preço maior, porém justo, por um produto ou serviço que atenda a sua necessidade ou desejo, conforme o valor percebido.
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B - Deixar o produto bonito e elegante e elevar o preço, pois, para o cliente, qualidade é sinônimo de sofisticação e luxo.
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Essa não é a melhor resposta. Qualidade não é sinônimo de preço alto. Da mesma forma, preço alto não significa a presença garantida de qualidade. Um produto simples ou barato pode ter qualidade, o importante é que ele atenda às necessidades do cliente. Por exemplo, um carro popular não é tão sofisticado como um carro de luxo, mas é o que melhor atende à necessidade de uma empresa que quer um veículo para o funcionário se deslocar para a prestação do serviço.
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C - Atender às necessidades e expectativas, pois, para os clientes, qualidade se refere aos produtos ou serviços e ao atendimento, ou seja, deixá-los satisfeitos.
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Muito bem! A qualidade percebida pelo cliente se refere e será resultado tanto dos produtos e serviços em si, como do atendimento oferecido.
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D - Ter ampla variedade de produtos e serviços, pois, para o cliente, a qualidade está vinculada à quantidade de escolhas que pode fazer, e nada mais.
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Essa não é a melhor resposta. Quantidade de itens e variedade não necessariamente representam qualidade. Não adianta, por exemplo, uma padaria oferecer vários tipos de pães, se eles não têm bom sabor e o atendimento é ruim; seria melhor oferecer uma variedade menor, com maior sabor e preparar a equipe para prestar um bom atendimento.
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3. Responda à questão a seguir, relacionando a coluna da esquerda com a da direita. São práticas consideradas corretas para o bom atendimento:
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É a capacidade de se colocar no lugar do outro.
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Sinceridade é praticar a franqueza.
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Demonstre que está fazendo o atendimento de boa vontade e dispensando toda a atenção necessária ao cliente.
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“Tempo é dinheiro”, não faça o cliente perder tempo.
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Seja gentil e civilizado durante o atendimento.
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Desenvolva competência.
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Associação correta para as práticas do bom relacionamento.
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1 - Exercitar a empatia
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(1) É a capacidade de se colocar no lugar do outro.
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2 - Ser sincero
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(2) Sinceridade é praticar a franqueza.
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3 - Demonstrar entusiasmo e boa vontade
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(3) Demonstre que está fazendo o atendimento de boa vontade e dispensando toda a atenção necessária ao cliente.
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4 - Ser ágil
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(4) “Tempo é dinheiro”, não faça o cliente perder tempo.
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5 - Praticar a cortesia
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(5) Seja gentil e civilizado durante o atendimento.
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6- Estar capacitado
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(6) Desenvolva competência.
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4. Responda à questão a seguir, selecionando uma única alternativa. Em relação à fidelização, analise as afirmações:
I. A fidelização também permite que a empresa possa trabalhar com preços melhores.
II. A fidelização evita que o cliente procure produtos e serviços na concorrência.
III. A fidelização acontece quando o cliente confia no produto ou serviço da empresa e não troca por outra opção ofertada no mercado.
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Alternativas A, B, C e D
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Você não acertou. Todas as definições estão corretas, uma vez que a fidelização permite que a empresa trabalhe com preços melhores, evita que o cliente procure por produtos e serviços na concorrência e acontece quando o consumidor não troca o seu produto ou serviço por outra opção ofertada no mercado.
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E - Todas as opções estão corretas.
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Muito bem! Todas as definições estão corretas, uma vez que a fidelização permite que a empresa trabalhe com preços melhores, evita que o cliente procure por produtos e serviços na concorrência e acontece quando o consumidor não troca o seu produto ou serviço por outra opção ofertada no mercado.
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Avaliação diagnóstica
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Analisando o atendimento prestado para os seus clientes, você o considera:
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Quais aspectos positivos você identifica no seu processo de atendimento, incluindo o processo da venda?
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Quais falhas são mais comuns no atendimento aos clientes? Com que frequência ocorrem?
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Quais estratégias são utilizadas para criar valor aos produtos e/ou serviços comercializados pela empresa?
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Agora, analise as práticas de atendimento, relacionamento e fidelização de clientes, realizadas em sua empresa. Preencha os campos indicados, de acordo com as instruções sugeridas. Ao final, você terá iniciado o plano de ações da sua empresa em busca de aperfeiçoamento e melhorias.
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Prática
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Resultado alcançado atualmente
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Análise e decisão
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Agora, liste novas práticas que pretende implantar e os resultados esperados:
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Prática
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Resultado esperado
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O próximo passo é elaborar um plano de ação para atingir seus objetivos de melhorias nas práticas já realizadas e o desenvolvimento de novas.
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Ação
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Prazo
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